Teste de QI: quando utilizá-lo ou não

Dos diferentes métodos que se propõem a medir a inteligência, o mais famoso é o Teste de QI (Quociente de Inteligência), teste padronizado para medir a inteligência humana, independente do que ela realizou.

Quociente de inteligência é uma medida do nível de inteligência relacionada com a idade.A palavra quociente significa o resultado de dividir uma quantidade por outra, e uma definição de inteligência é a habilidade mental ou rapidez da mente.

Geralmente os testes de QI consistem numa série graduada de tarefas, cada uma dos quais foi padronizada através da realização delas por uma grande quantidade de pessoas, de diferentes idades, a fim de estabelecer uma média de QI de 100 para cada teste.

Geralmente se aceita que a capacidade mental de uma pessoa desenvolve-se a uma taxa constante até cerca de 13 anos de idade, após o qual o desenvolvimento começa a diminuir até o ponto que aos 18 anos pouca ou nenhuma melhoria é encontrada.



Quando o QI de uma criança é medido, o reasultado é comparado com a padronização e média para cada grupo de idade. Assim, uma criança de 10 anos, que marcou o resultado que seria esperado para uma de 12 anos teria um QI de 120, ou 12/10 × 100.

Como depois de 18 anos pouca ou nenhuma melhoria é encontrada, os adultos têm de ser avaliados de acordo com um teste de QI cuja pontuação média é 100, e os resultados classificados acima e abaixo desta norma de acordo com os resultados dos testes conhecidos.

 

O QI das pessoas em uma população

Como tantas outras distribuições encontrados na natureza, a distribuição de QI toma a forma de uma curva de sino (curva normal) bastante regular em que a pontuação média é de 100 e proporções e semelhantes ocorrem tanto acima como abaixo da média.

A distribuição do QI das pessoas de uma população segue a distribuição de uma curva normal

A distribuição do QI das pessoas de uma população segue a distribuição de uma curva normal

Teste de QI – os diferentes tipos

Há diferentes tipos de testes de inteligência, por exemplo Cattell, Stanford-Binet e Wechsler, e cada um tem as suas próprias escalas diferentes de inteligência.

O Stanford-Binet está fortemente baseado em questões que envolvem habilidades verbais e é amplamente utilizada nos Estados Unidos. As escalas Weschler consistem em duas sub-escalas separadas, verbal e desempenho, cada uma com sua própria classificação de QI. Na escala de Stanford-Binet metade da da população fica entre 90 e 110 de QI, metade dela acima de 100 e metade dela abaixo; 25 por cento pontuação acima de 110, 11% acima de 120, 3% acima de 130 e 0,6 % acima 140.Na outra extremidade da escala o mesmo tipo de proporção ocorre.



Deve ser mencionado que os testes de QI são apenas uma parte do que é geralmente referido como teste psicotécnico. O conteúdo do teste poderá ser dirigido para quase qualquer aspecto da nossa mente, incluindo personalidade, atitude, inteligência ou emoção.Os testes psicométricos são basicamente ferramentas utilizadas para medir a mente . Existem dois tipos de testes psicométricos que são normalmente utilizados em conjunto pelos empregadores. São os testes de aptidão, que avaliam suas habilidades, e questionários de personalidade que avaliam o seu caráter e personalidade.

Os testes de aptidão são também conhecidos como de capacidade cognitiva, ou de inteligência (testes de QI). Tais testes são concebidos para testar sua capacidade de compreender rapidamente sob condições rigorosamente cronometrados.Cognição pode ser normalmente definida como capacidade de conhecer, perceber e pensar e é estudado por psicólogos, porque revela a extensão da capacidade de uma pessoa em pensar.

Há muitos tipos diferentes de testes. No entanto, um teste típico pode consistir em três seções, cada uma testando uma habilidade diferente, geralmente compreendendo raciocínio verbal, habilidade numérica e diagramática, ou raciocínio espacial.

Nos últimos 25 anos, os teste psicotécnicos foram usados generalizadamente na indústria por causa da necessidade dos empregadores se certificarem que colocaram as pessoas certas nos lugares certos. Uma das principais razões para isso é o custo elevado de erros no mundo de hoje com orçamentos apertados e margens de lucro reduzidas.Para recrutar um novo membro da equipe o empregador tem que divulgar, considerar cada currículo, selecionar e reduzir os candidatos a uma pequena lista, entrevistar, e depois treinar o candidato escolhido.Se a escolha errada foi feita na contratação, então todo o processo, caro, tem de ser repetido.

É importante que tais testes sejam avaliados em conjunto com os outros já que uma pessoa pontuar bem em um teste de aptidão não significa, necessariamente, que será adequada para o trabalho, já que você pode ser bom em fazer algo mas pode não gostar de fazê-lo, e sucesso na maioria das tarefas é muito dependente de suas qualidades pessoais e sua atitude.

Embora geralmente se aceite que o QI de uma pessoa permanece constante ao longo da vida, e, portanto, não é possível aumentar o seu QI real, é possível melhorar o seu desempenho em testes de QI, praticando os diversos tipos de questão e aprender a reconhecer os temas recorrentes.

Além de seu uso na melhoria do desempenho em testes de QI, a prática de responder a essas questões tem a vantagem de exercitar o cérebro, que precisa de exercício e cuidados da mesma maneira como outras partes do corpo.Nós procuramos comer os alimentos certos para manter o coração saudável, hidratar a pele para evitar que ela resseque e, assim como ginastas se esforçar para aumentar o seu desempenho por meio de horários de treinamento e aperfeiçoamento da técnica, há exercícios, ou ginástica mental, que podemos fazer para aumentar o desempenho do nosso cérebro e aumentar a rapidez do pensamento.



Muitas pessoas ainda têm a crença desatualizada que há pouco que se poça fazer para melhorar o cérebro . Acreditam que as células cerebrais continuamente se degeneram com a idade, mas, na verdade, as células do nosso cérebro estão sempre desenvolvendo novas e mais forte conexões e cérebros adultos podem desenvolver novas células independente da idade.

A principal coisa é usar o seu cérebro continuamente. Por exemplo, quanto mais praticarmos testes de aptidão verbal, quanto mais aumentarmos a nossa capacidade de compreender o significado das palavras e usá-las de forma eficaz, quanto mais praticamos matemática, mais confiante nos tornamos quando trabalhamos com números, melhor será nossa capacidade de realizar operações aritméticas com precisão; quanto mais rápido nós nos tornamos em realizar essas operações, e quanto mais praticamos nossa capacidade de mover os dedos e manipular pequenos objetos mais hábil nos tornamos em operações que envolvam este tipo de aptidão.

2 thoughts on “Teste de QI: quando utilizá-lo ou não

  1. kra favor colocar autor data de acesso e tals artigo bom mas assim nao pode ser utilizado com devidas referencias obg

Comments are closed.