Bombas de concreto e as lajes e vigas

O concreto é uma mistura de cimento (ligante), areia e pedra (inerte) em proporções determinadas, a qual se adiciona água. Não há como se falar em uma construção sem concreto.

Pode-se fazer o concreto manualmente, o que é um trabalho bastante pesado, ou alugar uma betoneira em alguma firma de aluguel de máquinas de construção. Outra opção é comprá-lo pronto e transportá-lo para o local da obra através de betoneiras e descarregá-lo por gravidade, ou cada vez se tornando mais comum, utilizar bombas de concreto.

O que são as bombas de concreto

Bombas de concreto são equipamentos que dão maior velocidade a concretagem e diminuem a mão de obra envolvida no transporte de concreto dentro da obra.

As bombas de concreto pegam o concreto da betoneira e o empurram através de uma tubulação até o ponto onde será utilizado. Usando bombas de concreto consegue-se uma substancial redução de mão-de-obra na etapa de concretagem.



Os tipos de bombas de concreto

Existem dois tipos de bombas de concreto,as montadas sobre o chassis de um caminhão ou as rebocadas, seguindo para a obra engatada em outro veículo.

Bombas de concreto do tipo lança

A bomba de concreto do tipo lança é um equipamento montado sobre o chassi de um caminhão, devido ao seu tamanho e peso. O nome lança se deve ao fato dela possuir um mastro distribuidor, articulado normalmente em três ou quatro partes. No Brasil as bombas-lança mais utilizadas são as de 28 m e 32 m de alcance do mastro.

Bombas de concreto do tipo reboque

Embora esse tipo de bomba não tenha o mastro distribuidor, pode ter o mesmo desempenho de uma Bomba Lança em termos de velocidade e potência de bombeamento. São rebocadas até a obra e necessitam da montagem de tubulação até o local de descarga. São mais utilizadas em prédios, galpões com pé direito baixo, etc.

foto mostrando uma bomba de concreto rebocada

A bomba de concreto rebocada é bastante utilizada em construções em geral

Bombas de concreto para o enchimento de lajes

Normalmente as empresas que vendem concreto pronto para o enchimento de lajes utilizam bombas do tipo mangote, com menor potência e velocidade. Tais tipos de bombas de concreto são utilizadas principalmente em obras residenciais Os mangotes são de 3 polegadas e conseguem manter uma excelente consistência do concreto para o enchimento de lajes, vigas, etc.

Veja também: lajes tudo o que você precisa saber antes de decidir construir uma



Se você pensa em contratar uma betoneira com concreto pronto, ao invés de fazê-lo na própria obra, não se esqueça de verificar se a empresa fornece também a bomba de concreto. Tomar tal precaução pode evitar uma feijoada (ou dobradinha…) apenas por que o pessoal carregou os baldes de concreto para sua laje.

Bombas de concreto podem facilitar muito o enchimento de lajes

One thought on “Bombas de concreto e as lajes e vigas

  1. Olá!
    Primeiramente quero agradecer esse site, pois em uma hora de aflição, ele me ensinou, e até me orientou em como eu deveria proceder na confecção da laje, na reforma da minha casa.
    Muito bom mesmo!
    Parabéns a quem o fez.

Comments are closed.