Tvs LCDs, led ou plasma – qual comprar?

Uma das maiores apostas das lojas no fim do ano ano é a venda de Tvs. Além das antigas, convencionais, de tubo, temos as tvs lcd, led e plasma, sonhos de consumo de muitos brasileiros. Mas qual delas comprar ? Vamos ver abaixo:

Termos comuns para s tvs lcds, led e plasma

A resolução da tela – full HD x standard (padrão)

Nas televisões de tubo as imagens passavam com a resolução padrão de 640 x 480 pixels mesmo que as câmeras de filmagem fossem capazes de captar resoluções bem maiores.

Mas com a chegada das tvs de plasma, lcd e agora led essa resolução foi superada – hoje as televisões full hd exibem imagens com 1920 x 1080 pixels, um nível de detalhe muito maior.



    O aumento da resolução da tvs de plasma, lcd e led é responsável por um fenômeno curioso que está acontecendo principalmente em Hollywood mas que em breve deve chegar as nossas novelas: os grandes estúdios (e provavelmente em breve as emissoras de TV como a Globo) estão dando preferência a atores e atrizes que não se submeteram a um grande número de plásticas e intervenções estéticas: a maiore resolução das telas mostra nitidamente um rosto artificial !

    No quesito resolução de tela, os modelos de plama, lcd e led várias possibilidades de escolha. Prefira prefira sempre a maior resolução de tela (full hd) salvo ela não caber no seu bolso !

    A taxa de contraste (constrast ratio)

    Ë uma escala entre 1:1 até mais de 50.000:1 que ilustra a diferença existente entre o branco mais brilhante e o preto mais escuro das imagens projetadas na tela. Quanto maior o valor, melhor será o contraste.

    Em geral essa informação vem escrita na moldura que reveste a tela.

    TV led, uma televisão LCD com muito mais qualidade

    Taxa de atualização (refresh ratio)

    É a quantidade de quadros por segundo que uma tela pode reproduzir. Sua escala é medida em Hz (exemplo: 60 Hz). Quanto maior a taxa de atualização, melhor é a fluidez dos quadros em cenas de movimentos e, portanto, a naturalidade das imagens.

    No entanto não adianta nada você comprar um tv com uma alta taxa de atualização se a fonte de imagens não tem a mesma velocidade. Por isso esse é um recurso que faz diferença com o uso de videogames, Blu-ray, etc mas de nada servirá com um videocassete.

    Tempo de resposta (pixel response time)

    Seu significado é bem parecido com o da taca de atualização – a diferença é que o tempo de respostas é apenas para um Pixel (dos 1920 X 1080 se a televisão for full hd) enquanto a taxa de atualização é para a tela inteira.



      Na prática é o tempo que um pixel demora para mudar de cor. A velocidade é medida em milissegundos, e quanto menor o tempo, melhor. Uma boa resposta do pixel deixará a imagem com menos “borrões” na tela, principalmente nas imagens de muito movimento.

      TV LCD

      As telas de LCD são capazes de produzir belas imagens, mas contam com um detalhe que pode fazer toda a diferença: Como as telas de LCD não emitem nenhum tipo de luz, ela precisa utilizar recursos eletrônicos para produzir cores brilhantes. O resultado disso acaba sendo o de imagens menos naturais que as vistas nas outras tecnologias.

      Um número bem grande de televisores LCD, no mercado, são compatíveis com o novo sinal de TV Digital, mas justamente pela alta definição, algumas imperfeições podem aparecer, principalmente em imagens com muita movimentação de câmeras.

      TV de plasma

      As telas de plasma produzem as melhores imagens que você pode encontrar no mercado.

      Normalmente são vendidas em modelos de telas grandes, que oferecem a melhor relação de contraste, exibição de cores, e uma resposta mais rápida das imagens (por causa do tempo de resposta dos pixels, consideravelmente menor que nos modelos de LCD e LED). Em compensação, elas consomem mais energia do que as outras, além de serem muito mais sujeitas a problemas de super-aquecimento.

      E se uma tv de plasma der defeito fora da garantia prepare o seu bolso, se é que você vai conseguir consertá-la…

      TV Led

      As telas LED estão crescendo de participação no mercado, mas isso não quer dizer que tecnicamente elas são revolucionárias, como muitos segmentos do mercado vendem hoje.

      As telas de LED de hoje são, basicamente, telas de LCD com diodos de luz na parte traseira da tela.



2 thoughts on “Tvs LCDs, led ou plasma – qual comprar?

  1. qero compra essa tv mais to com o nome restrito

  2. Ao contrário de outras materias sobre o assunto,esta acaba por nos esclarecer convenientemente,gostei do artigo e achei útil.Parabéns

Comments are closed.